terça-feira, 14 de julho de 2009

cherry


Elas só florescem uma vez ao ano e dura cerca de uma semana.

Sakurá (cerejeira), a flor nacional do Japão, é símbolo de felicidade: é na época de seu florescimento que as crianças iniciam o ano escolar, que os recém formados saem em busca de trabalho. O chá de pétalas de sakurá é utilizado em rituais como casamentos e ocasiões festivas.

Singela e efêmera, a flor sakurá também tem seu lado trágico. Para os antigos samurais não havia glória maior do que morrer num campo de batalha coberto de pétalas de cerejeira. No teatro Kabuki, esse cenário indica que haverá um movimento do vilão ou acontecerá uma tragédia.

A florada das cerejeiras, ou sakura, é bastante aguardada pelos japoneses, pois marca o início da primavera após o rigoroso inverno do país.


Aaah, e eu vou ver antes que estejam todas no chão.

3 comentários:

isabela. disse...

Para lembrar que a vida é curta, mas pode ser muito bela.

mayara c. disse...

pra lembrar que o importante não é o tempo que dura, mas a intensidade com que acontece?

Acho que as mães se rebelam porque se arrependem de tudo. E vêem que vai acontecer a mesma coisa com as filhas, daí se revoltam e tentam moldar as meninas para que não façam coisas que elas fizeram.

O problema de quando a gente cresce, é que a gente começa a pensar. Minha mãe veio me falar que me preferia quando eu era menor. Claro, eu não opinava, não brigava, não pensava por mim...

Sabe, o negócio é mesmo programar a vida pra sair o mais cedo possível de casa, a gente só precisava ter enxergado antes.

oneonehara disse...

é tão você. tão.